Clearsale: 5 dicas para se tornar a empresa mais amada pelos colaboradores

Conheça o trabalho de cultura da ClearSale, primeiro lugar no ranking da Love Mondays de empresas mais amadas para se trabalhar

Carga horária excessiva de trabalho, aumento de cobrança por atingimento de metas e resultados, redução de custos e necessidade de inovar com menos budget. Esse foi o cenário da maioria das empresas nos últimos anos de crise econômica no Brasil. Com esse panorama desfavorável, empresas que foram na contramão e atingiram bons resultados mostraram que cuidar das pessoas é o melhor investimento que pode ser realizado pela companhia.

Premiada pelo ranking Love Mondays como a empresa mais amada de 2017, a ClearSale, empresa de soluções antifraudes, possui uma cultura de desenvolvimento por meio da liberdade muito forte. A cultura, que não foi imposta de cima para baixo, é elemento vivo e mutável na companhia, gerado diariamente pelos seus colaboradores. 

Como se tornar a empresa mais amada pelos colaboradores levando em consideração todos os aspectos negativos vivenciados pelo país nos últimos anos? Diferentemente da maioria, a ClearSale está crescendo e hoje conta com quase mil colaboradores. A sua cultura, denominada UAH!, está presente nas ações da alta liderança da empresa e também de toda a base.

O desenvolvimento não é só focado naquilo que o profissional entrega para a empresa, mas sim, para a sua formação pessoal. “Fizemos uma pesquisa e na pergunta se os funcionários permaneceriam na empresa, 97% dizem que sim. Se tem orgulho de trabalhar na empresa, 95% disseram que sim. E se indicariam familiar ou amigo para trabalhar na empresa, 95% afirmaram positivamente”, ressalta Raizel Rechtman, coordenadora da gestão educacional na ClearSale. Esse índice alto evidencia o bom resultado do clima organizacional conquistado por essas iniciativas ligadas à cultura.

Divisão e estruturação do Programa UAH! 

Incentivando o desenvolvimento pessoal, conheça algumas ações da companhia que garantem um ótimo clima organizacional e, consequentemente, um índice de satisfação alto dos colaboradores: 

A saúde dos funcionários é importante: O ambiente de trabalho é o local em que permanecemos por mais tempo. É necessário que sejamos felizes nele e que, além de nos desenvolvermos como profissionais, tenhamos qualidade de vida e bem estar. A ClearSale fornece frutas todos os dias para os colaboradores, atividades de exercício físico, acompanhamento psicológico e nutricional, entre outros pontos que auxiliam nesse tópico. 

Tenha espaços de descontração: A companhia estimula e fornece um espaço para relaxamento, com mesas de pingue-pongue e também onde é possível estudar e descansar. 

Desenvolva pessoas e não apenas profissionais: Na ClearSale as pessoas são estimuladas para desenvolverem as habilidades e adquirirem conhecimento sobre os temas de seu interesse, sem necessidade de vínculo com a área em que atua. Por exemplo, no programa de bolsa socioeconômica fornecido pela empresa para alguns colaboradores de baixa renda, a pessoa pode escolher o curso que quiser  e realizar independente de ligação com o trabalho.

Fizemos uma pesquisa e na pergunta se os funcionários permaneceriam na empresa, 97% dizem que sim. Se tem orgulho de trabalhar na empresa, 95% disseram que sim. E se indicariam familiar ou amigo para trabalhar na empresa, 95% afirmaram positivamente

Proporcione ambientes de troca e crescimento: Os grupos de afinidades são pontos fortes da cultura da companhia. Semanalmente, cada colaborador pode participar de um grupo formado por até 15 colaboradores, para discutir temas de seus interesses. Hoje são 53 grupos com temas variados como: gastronomia, religião, sexo, música, filosofia, entre outros.

Dê liberdade para criar: Para inovar, as empresas precisam de colaboradores que criem. Dessa forma, a ClearSale tem um ambiente de trabalho tolerante aos erros. Isso significa que os colaboradores têm a liberdade para ter ideias e desenvolvê-las sem medo dos erros que, normalmente, podem ocorrer em novas implementações.

 

Prêmios que a instituição recebeu em 2016


%d blogueiros gostam disto: