Como a Volvo Cars Brazil mantém o engajamento dos colaboradores em 100%

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Com políticas internas mais flexíveis, a empresa conseguiu melhorar seu clima organizacional 

 

Buscando melhorar seu clima organizacional e sua marca empregadora, a Volvo Cars Brazil encontrou nas flexibilizações uma saída. Para alcançar o engajamento de 100% dos colaboradores foi necessário trabalhar pontos importantes como: remuneração, ambiente de trabalho, horário e capacitação. Com a finalidade de investir na remuneração, a empresa entendeu que isso não era tudo que motivava um funcionário e era preciso mexer em outras áreas.

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Ambiente, Trabalho e Remuneração: Três pilares trabalhados pela Volvo Cars Brazil para melhorar o clima organizacional

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Primeiro, um ambiente de trabalho mais “agradável”. Foi pensando nisso que a instituição começou a iluminar, com luz natural, o escritório. Um local arejado que possibilitou mais contato com a natureza trouxe para os colaboradores a sensação de leveza no trabalho. 

A carga horária também contribuiu para que alcançassem tal resultado de engajamento. A Volvo Cars mantém horários flexíveis para que seus colaboradores trabalhem até às 12h00 na sexta-feira. Essa política foi adotada quando perceberam que os funcionários trabalhavam mais motivados na segunda-feira e, consequentemente, obtinham uma melhor produtividade. Luís Rezende, CEO da marca, fala que “se a gente for parar e pensar, com esse horário, os colaboradores conseguem equilibrar vida pessoal e profissional, pois sobra mais tempo para eles fazerem suas tarefas particulares”.

Além disso, a empresa também investiu em educação. A Volvo Cars contratou um professor de inglês para ensinar o idioma aos seus 80 funcionários. As aulas são realizadas uma vez por semana durante o expediente. Para agregar mais à capacitação, a companhia realizou oito sessões individuais para falar com seus funcionários sobre liderança, descobrir o que cada um pensa e se eles estão preparados para, futuramente, assumir um cargo alto.

Toda essa política interna é sustentada pelos três valores da companhia: segurança, qualidade e meio ambiente. Juntos, os três mantém o papel de fazer com que o ambiente rotineiro de trabalho se torne um lugar mais leve e agradável para se trabalhar e, ainda, faz com que o centro das coisas seja as pessoas.

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