Eficiência na gestão de remuneração estratégica

Após reformulação em seu quadro estratégico, a Eldorado Brasil se destacou incentivando o desempenho dos funcionários

Desde 2012 a Eldorado Brasil se destaca na indústria de celulose, mas foi a partir de um mapeamento estratégico, colocado em prática em 2016, que a organização conseguiu ressaltar a importância de manter os funcionários engajados e de criar novos nortes para princípios e valores da empresa.

A instituição buscou métodos para preservar o quadro de funcionários, deixá-los mais alinhados com a cultura e motivá-los através de premiações planejadas. Criou um Comitê de Seleção para avaliar comportamentos e dialogar, diretamente, com cada setor e que avalia ainda, a partir do desempenho, quem são os talentos dentro da empresa.

A comunicação da empresa foi modificada para promover uma interação maior entre a organização e os funcionários. Foram usados diversos canais para comunicação, como a rádio interna e a revista, que disseminavam práticas e informavam com relação a conquistas da empresa e do funcionário – como comissões preparadas para colaboradores que atingem suas metas. Foram criados projetos para estagiários, como o Super Talento e o Programa Visita da Família, onde familiares podem visitar a Eldorado.

Uma das valorizações foi em setores que, no mercado em geral, são terceirizados, como, por exemplo, a colheita, safra e plantio. A instituição resolveu efetivar e colocar em evidência esses serviços para que os colaboradores entendam a importância de todas as áreas.

Outro ponto importante foi que a ouvidoria se tornou algo para, de fato, ouvir. “Se há reclamação pode ser alguma coisa desassociada à cultura”, conta Élcio Trajano Jr, Diretor de Recursos Humanos da Eldorado Brasil e Celulose. Ele explica que a maior dificuldade em colocar em prática essa estratégia foi disseminar esses conceitos entre os funcionários, “como as pessoas chegaram muito ao drive do resultado, quando a gente fala de gente, valores, desempenho, opinião e desenvolvimento, as pessoas estranham”, conta o diretor.

Dados de Remuneração da Eldorado

Resultados gerados

O resultado do desempenho é avaliado em novembro, em um quadro com a qualificação das metas, de acordo com cada avaliação do presidente e do gestor de cada funcionário. Também foi criado o portal #NossaGente – acessível por celulares – em que é possível ver o desempenho, as atividades pendentes, currículos, perfil e o que deve ser melhorado em cada colaborador. O resultado impacta diretamente nessa remuneração estratégica.

Tabela sobre a remuneração estratégica na Eldorado Brasil.pngEntre dezembro e janeiro de cada ano há feedbacks para, assim, destacar resultados bons e ruins e o que podem ser melhorados. Essa avaliação é realizada pelos gestores da área, que monitoram os resultados e analisam o comportamento conforme a cultura da empresa.

Com o método colocado em prática, a empresa conseguiu baixar o absenteísmo, de 0,88% para 0,53%. O número de admissão aumentou de 171 colaboradores em janeiro de 2016 para 375 pessoas admitidas em setembro de 2016. Com isso, os funcionários começaram a melhorar o desempenho no trabalho, “as oscilações de quadro continuam, mas isso está associado ao negócio”, explica Trajano. Para o ano de 2017, Trajano planeja que a estratégia é investir mais na liderança.

Quer receber nossos conteúdos? Se inscreva na Newsletter.


%d blogueiros gostam disto: