Futuro do trabalho: Política de home office e benefícios de flexibilidade na Roche

Companhia, em 4 anos, consegue aumentar flexibilidade e melhorar engajamento dos funcionários

Em um movimento constante de análise para melhorar o clima organizacional e reter talentos, a Roche percebeu que  alternativas de trabalho mais flexíveis, como home office e flexibilidade no cumprimento de horários eram fatores de alto impacto para os funcionários.

Nos últimos 4 anos a empresa trilhou uma jornada de levantamento de necessidades, fundamentação técnica, mitigação de riscos e mudança organizacional para migrar de um cenário no qual as pessoas precisavam trabalhar mais horas que a jornada regular, para estabelecer uma plataforma de trabalho mais flexível.

Tornou-se chave tratar a causa raiz do problema focada em 3 pilares: Sensibilização, Informação e Gestão.

SENSIBILIZAÇÃO

Muitas vezes, a extensão do horário de trabalho passa pelo hábito e pela cultura dos próprios funcionários e gestores.

Dessa forma, investiu-se na otimização do tempo de trabalho incentivando os colaboradores a, pelo menos, sair mais cedo às sextas-feiras.

Em uma ação implementada, os funcionários passaram a receber uma ligação programada do Presidente e outros gestores sêniors às 17h00 da sexta feira, lembrando que era hora de sair e começar a aproveitar o final de semana. Em uma outra ação foi colocado um despertador em cada departamento para que todos ficassem atentos à hora da saída.

Outra vertente da sensibilização passou por dar mais visibilidade e acessibilidade para os benefícios de flexibilidade já existentes que não eram utilizados como o horário flexível, que permitia chegar duas horas mais cedo ou mais tarde em relação ao horário padrão (entre 6 e 10h).   

O passo inicial foi alertar os gestores, “um dos problemas era que eles faziam reuniões em horários fora dessa flexibilidade, então começamos a conversar sobre isso”, conta Denise Horato, diretora de RH da Roche Farma.

Outra ação foi implementar linhas de fretado circular entre a Roche e as estações de metrô/trem próximas, facilitando o acesso a Roche de acordo com a necessidade do funcionário e não apenas atrelado ao horário das linhas de fretado de trajeto e horário regular no início e término do dia.

INFORMAÇÃO

As informações sobre horas extras ficavam sob responsabilidade de cada gestor que acabavam tendo apenas a visão parcial de sua área ou time.

A informação consolidada em relatórios por área, por mês e com visibilidade de RH e demais diretores permitiu uma análise sistematizada para identificação das áreas e épocas nos quais havia oportunidade de melhoria.

A estrutura foi melhor adequada para acomodar estas necessidades e esclarecimentos da legislação de horas extras foram realizados com gestores para que estes também pudessem monitorar e orientar adequadamente seus funcionários.

Outra ação neste pilar foi a implantação de um sistema de controle de ponto web based, permitindo também maior flexibilidade de registro de ponto dos  funcionários elegíveis.

GESTÃO

O trabalho dos Business Partners junto aos gestores no mapeamento das situações críticas foi chave para que a Roche pudesse migrar para um ambiente de melhor utilização das horas diárias de trabalho e atendimento da legislação.

As gestão passou a ser o motor incentivador a adoção de cada vez mais flexibilidade, sempre tendo em vista não perder a produtividade. Sendo eles a serem os apoiadores de novas ações neste sentido.

Esta jornada rumo à flexibilidade passou pelo projeto piloto de Summer Friday, implementado entre os meses de Dezembro de 2015 a Fevereiro de 2016, que consistia no funcionário aderir ao modelo de trabalho com 45 minutos a mais de segunda a quinta feira, permitindo sair 3 horas mais cedo na sexta – que se tornou definitivo a partir de Abril de 2016. E também pelo lançamento do Home Office a princípio apenas para funcionários não elegíveis a marcação de ponto também a partir de Abril de 2016.

Todas as etapas sempre foram monitoradas de perto por pesquisas de avaliação de funcionários e gestores, bem como por apresentações de resultados ao board de diretores para acompanhamento da evolução percebida.

A Roche chega ao ápice dessa jornada com o apoio irrestrito da gestão e última ampliação do Pacote de Flexibilidades Roche realizada em Abril de 2017 com a extensão do Home Office a todos os colaboradores, oferecendo aos colaboradores que ainda não possuem notebook a opção de pegar computadores emprestados.  E a implementação do Short Friday 2.0 que independente de adesão permite que qualquer funcionário opte por antecipar até 2 horas diárias e sair até 3 horas mais cedo na sexta, de acordo com o alinhamento com seu gestor e sua conveniência.

Toda essa jornada, associada a práticas de gestão e desenvolvimento de funcionários vem dando a Roche sustentação para permanecer entre as 35 empresas melhores para se começar a carreira no Brasil pelo ranking da revista Você/AS, ser Destaque no GPTW Mulher como a 9ª colocada no ranking 2017 e mantendo níveis crescentes de engajamento com 81% no ranking GPTW de 2016. As pesquisas de clima mostram que os funcionários falam com muito orgulho da Marca e a empresa tem conseguido atrair cada vez mais as gerações mais jovens.

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