6 Dicas para Remuneração Estratégica

 

A área de Recursos Humanos passa por um grande desafio: como usar a remuneração estratégica para reter talentos. O diretor de RH Julio Pegorini apresenta a seguir seis dicas para o RH implantar e driblar o desafio de, ajustado ao seu modelo de negócio, uma cultura de salários que consiga manter na organização os profissionais estratégicos.

fluxo_estrategiasderemuneracao.png

IDENTIFIQUE O MERCADO EM QUE VOCÊ COMPETE POR TALENTO

É necessário que a liderança de RH esteja conectada com o mercado. É preciso entender de quem eu tiro pessoas e quem tira pessoas de mim. Dessa forma, você entenderá quais são as empresas com quem você compete por talentos, quanto que elas pagam, quais benefícios os funcionários possuem e as características que existem nela para a retenção e atração de talento. É uma pesquisa de campo para conhecer seus concorrentes e saber aonde os talentos que você deseja ter na sua empresa estão.

DEFINA SEU POSICIONAMENTO

Após saber com quem você compete, é necessário saber aonde quer estar frente ao mercado. Neste tópico, defina em qual posição deseja chegar dentro do mercado de trabalho. Ou seja, você verá se quer estar numa posição mediana, no terceiro quartil, entre outros. Esse objetivo será visto de acordo, também, com as suas métricas, pois ela definirá aonde você está e como chegar na posição em que deseja.

CALCULE O INVESTIMENTO NECESSÁRIO

Para que o projeto ande é fundamental um investimento financeiro. Então, com base nas pesquisas de mercado para salário e benefícios, a sua empresa deve definir o orçamento que terá que ser investido para fechar os gaps entre a posição real e a posição que sua estratégia deveria estar.

ESTABELEÇA OS CONCEITOS QUE VOCÊ QUER REMUNERAR

Defina os conceitos que deseja remunerar. Para isso, é essencial a companhia mapear os tópicos que são relevantes à empresa e aos colaboradores. Dependendo do seu modelo de negócio, você poderá levar em consideração uma remuneração fixa ou variável e quais benefícios podem contribuir com os seus funcionários, como reembolso educacional, entre outros.

CRIE PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO DESTES CONCEITOS

Crie os processos e os indicadores para identificar os potenciais, o desempenho e/ou as variáveis que você utilizará para definir a prioridade na aplicação de sua politica de remuneração.

COMUNIQUE E APLIQUE SUA ESTRATÉGIA

Não existe uma fórmula para a retenção de talentos. Por isso, é essencial ouvir dos funcionários o que eles realmente desejam dentro da companhia. Além disso, reinventar-se é primordial para que as empresas consigam manter os profissionais desejados, tendo em vista não apenas a remuneração, mas, também, o propósito que eles possuem dentro da companhia.

Leave a comment:


%d bloggers like this: